Associação dos Servidores da UTFPR-CT

Regulamento da Atividade de Ginástica / Musculação

REGULAMENTO DA ATIVIDADE DE GINÁSTICA/MUSCULAÇÃO
DA ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA UTFPR 

APRESENTAÇÃO

A Academia de Ginástica/Musculação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná concedida, através de um acordo formal, para uso da Associação dos Servidores da UTFPR nos horários entre 11h30min e 13h30min de segunda a sexta-feira, é destinada a pessoas que buscam melhoria de condicionamento físico, saúde, eliminação de tensões e estresses, conquista de novas amizades, lazer etc. Por esta razão, não será admitida a violação da ordem, a falta de educação ou constrangimento por conduta que venha ferir os padrões éticos e morais fundamentados nos bons costumes.

É do interesse da Administração da ASSUTEF-CT que qualquer problema ou dúvidas sejam encaminhados para o profissional de Educação Física responsável, não sendo condescendente com a conduta que ponha em risco a integridade física ou moral dos frequentadores, logo, o bom senso e a coerência devem, antes de tudo, prevalecer em qualquer situação.

Estabelece:

Art.  1º O presente regulamento, estabelece normas para uso da academia de musculação, padronizando comportamentos, criando regras e limites de convivência social.

Art.  2º O horário de funcionamento da academia é de 11h30min às 13h30min de segunda a sexta-feira.

Art.  3º  A academia não funcionará aos sábados, domingos e feriados.

Art.  4º  Será exigido atestado de capacidade para o exercício de atividades físicas, emitido por um médico cardiologista e datado de até 90 (noventa) dias antes do início da prática. O atestado médico deverá ser renovado a cada 12 (doze) meses, ficando arquivado na ficha do usuário, conforme estabelece a LEI Nº 4.978, de 08 de JANEIRO DE 2007.

Art.  5º  É proibida a utilização da academia por menores de 16 anos.
Aos maiores de 16 anos e menores de 18 anos será permitida a utilização da academia, condicionado a apresentação de uma autorização por escrito de seus pais ou responsáveis para a pratica das atividades inerentes ao disponibilizado pela academia e um atestado médico especifico habilitando o menor para a pratica das atividades esportivas.

Art.  6º  Os usuários da academia deverão usar roupas adequadas à prática das atividades da mesma, como bermudas, shorts, blusas, tops, camisetas, meias e tênis, sendo terminantemente proibido o uso de calça jeans, biquínis, maiôs, sungas, sandálias, chinelos, sapatos ou descalços.

Art.  7º  Todo usuário deverá, obrigatoriamente, trazer sua própria toalha.

Art.  8º A academia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no horário compreendido entre 11:30h e 13:30h é de uso exclusivo dos associados e dependentes devidamente cadastrados nos registros da Associação dos Servidores da UTFPR, desde que atendidas as exigências estabelecidas neste Regulamento e estejam em dia com todas as suas obrigações associativas (adimplentes).

Art.  9º As aulas de musculação só poderão ser ministradas por profissionais de Educação Física, devidamente registrados no CREF (Conselho Regional de Educação Física) e/ou ainda por estagiários supervisionados pelos mesmos, conforme a LEI Nº 2014, de 15 DE JULHO DE 1992; e sob as condições previstas neste Regulamento.

Art.  10º  O usuário deverá seguir as instruções dos professores ou estagiários supervisionados na utilização dos aparelhos, zelando pela preservação dos mesmos.

Art.  11º   É de responsabilidade do usuário que utilizar o equipamento (anilhas, halteres, colchonetes, caneleiras, steps e barras) recolocá-los no local de origem após sua utilização, não o deixando espalhado, assim com higienizá-lo, caso necessário, com produtos de limpeza disponibilizados pela academia (pano e álcool), lembrando que outras pessoas farão uso dos mesmos.

Art.  12º  A limpeza do ambiente da academia será da competência dos funcionários da própria Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Art.  13º  É direito de qualquer usuário poder revezar nas máquinas, colchonetes e halteres, devendo os colchonetes e halteres serem repostos nos locais de origem após sua última utilização no revezamento.

Art.  14º  Somente é permitido ao usuário pedir auxilio nos exercícios ao profissional responsável, e não a pessoas não qualificadas.

Art.  15º  Não é permitido jogar ou soltar os pesos no chão ou nas máquinas.

Art.  16º  Não é permitido comer/consumir qualquer tipo de alimento no ambiente na academia.

Art.  17º  É proibida a permanência de pessoas em estado visivelmente alterado, por uso de álcool e/ou quaisquer tipos de substâncias tóxicas ou que alterem o estado normal do praticante de exercícios.

Art.  18º  Não é permitida a presença de animais domésticos nas dependências da academia.

Art.  19º  Para treinamento com ¨Personal Trainer¨, deverá ser apresentado o registro no CREF (anuidade atualizada), estar devidamente autorizado pela Administração e estar sujeito a este Regulamento.

Art.  20º  É vedado o consumo ou prescrição de suplementos alimentares ou recursos ergo gênicos nutricionais, principalmente esteroides anabólicos, nas dependências da academia.

Art.  21º  É proibido o porte e consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco e similares, e de bebidas alcoólicas e produtos tóxicos, no ambiente da academia, LEI 5517 DE AGOSTO DE 2009.

Art.  22º  A autoridade máxima dentro da academia no que tange a execução dos exercícios, uso de equipamentos e/ou manutenção da disciplina, será do profissional responsável naquele período.

Art.  23º  A Associação dos Servidores da UTFPR não se responsabiliza por objetos pessoais de alunos ou profissionais.

Art.  24º  Os casos omissos no presente Regulamento deverão ser resolvidos pelo Coordenador de esportes e pelo profissional responsável, de acordo com a natureza de cada caso.

Art.  25º  Este regulamento será divulgado no site da Associação dos Servidores da UTFPR, e poderá sofrer alterações conforme necessidade específica determinada pela diretoria da Associação dos Servidores da UTFPR.

Associação dos Servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba-PR