Associação dos Servidores da UTFPR-CT

Regulamento Uso da Cancha de Bocha da Sede Campestre

O presente Regulamento tem por finalidade estabelecer normas para utilização da Cancha de Bocha, localizada na Sede Campestre da Associação dos Servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná sendo de obrigatória aplicação para todos os usuários e seus dependentes e convidados, conforme passa a dispor:

DAS RESERVAS

1º.) As reservas de horários para utilização da Cancha de Bocha obrigatoriamente deverão ser realizadas exclusivamente por associado com seus direitos associativos em pleno vigor, na Sede Administrativa da ASSUTEF-CT, durante o horário de expediente, onde este receberá uma guia de reserva, onde constará, antes do ingresso o número de associados e não associados/convidados que utilizarão os mesmos, sob a responsabilidade do associado que efetivar a reserva em seu nome, sendo que o controle de acesso aos usuários será efetuado pelo Chacareiro mediante a apresentação da Reserva expedida pelo setor administrativo e cédula de identidade civil do associado e convidado.

2º.) O agendamento das reservas ocorrerá em Livro de Controle próprio e a concessão dependerá de análise e deferimento expresso da Diretoria da ASSUTEF-CT com anterioridade de 24h, suficiente para a organização administrativa. No ato da reserva deve ficar especificado se ela se estende também ao uso da churrasqueira anexa.

3º.) O período máximo de utilização da Cancha de Bocha por reserva corresponderá a 90(noventa) minutos.

§ 1º – Na ordem de deferimento das reservas será sempre preferenciada aos jogos de Duplas ou Trios, aos pedidos de apenas 02 pessoas; ou seja, havendo 4 ou 6 associados na ordem de reservas, a Cancha de Bocha será reservada para momento posterior a tais reservas.
§ 2º – A Cancha de Bocha somente poderá ser ocupada por tempo maior ao estipulado, quando não houver reserva realizada por outros associados, e até o horário de ocupação dos mesmos, com tempo suficiente para recomposição da mesma.
§ 3º – Haverá uma tolerância de 15 minutos para início do uso da reserva, após o que poderá ser disponibilizada para a reserva subsequente da Cancha de Bocha, sendo que o período de utilização será observado para o término.
§ 4º – Não será permitida a utilização da Cancha de Bocha por não-associados sem estarem acompanhados por associados; salvo em situações especiais a serem formalmente apreciadas e fundamentadas pelo Departamento de Esportes.
§ 5º – A reserva da Cancha de Bocha e churrasqueira anexa não assegura o direito de uso dos salões de festas, que deverá ser expressamente deferido e constar no formulário da reserva.
Caso o associado usufrua da churrasqueira anexa, o período do uso da churrasqueira será o mesmo período para o uso da Cancha de Bocha, em face das características locais.

DA UTILIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES

4º.) Cada associado tem direito de reservar apenas um horário a cada período de 21 dias, e a sua participação e presença é obrigatória. Dentro deste período de carência, caso haja vagas não utilizadas por outros associados, poderá ser deferida reserva a este.

5º.) Cada associado será responsável em manter organizado e em condições regulares de uso o ambiente. Deverão ser tomadas providencias pelo próprio associado para remoção de lixos produzidos no local durante o uso, mantendo o local totalmente desobstruído, livre para o uso seguinte imediatamente após a desocupação.

6º.) A utilização da Cancha de Bocha e da churrasqueira anexa é de ocupação obrigatória por um associado, que poderá trazer convidados, ficando, no entanto, responsável pelo uso das instalações e responderá por indenização de quaisquer danos ou por infrações cometidas pelos ocupantes que se encontrem sob sua responsabilidade.

7º.) Em todas as segundas-feiras a Sede Campestre permanecerá fechada, para repouso dos obreiros da chácara, portando não será disponibilizada a ocupação da cancha de bocha.

8º) A utilização da Cancha de Bocha é restrita à ocupação mínima de 50% (cinquenta por cento) de usuários associados, devidamente identificados na reserva expedida pelo setor administrativo e cédula de identidade civil, com a presença obrigatória do sócio responsável pela reserva.

9º) A Cancha de Bocha e a churrasqueira anexa poderão ser utilizadas em dias úteis (com exceção das segundas-feiras, de acordo com o exposto no Art. 7.º) das 9h às 21h, na forma do presente Regulamento atinente a reservas. Em finais de semana e feriados o horário de funcionamento será das 9h às 19h, com ressalva aos dias e horários previamente reservados pela Diretoria da ASSUTEF-CT.

10º.) A utilização da Cancha de Bocha terá preferência a uso coletivo em datas comemorativas e eventos Corporativos da ASSUTEF-CT, ficando automaticamente canceladas as reservas que porventura forem registradas sem observar esta disposição.

11º.) É proibido o consumo de bebidas alcóolicas e não-alcóolicas e ainda alimentos no interior da Cancha de Bocha.
O consumo de bebidas (alcóolicas e não-alcóolicas) e alimentos no entorno da Cancha de Bocha, na churrasqueira e área coberta será permitido, dentro dos limites da prudência e convívio harmonioso entre os usuários, devendo cessar imediatamente no momento de ocorrência de inconveniência no convívio dos demais usuários e perturbações à vizinhança.

12º.) É proibido o trânsito de animais, bicicletas, veículos e outros equipamentos, pessoas não credenciadas e menores de 12 (doze) anos.
A(s) criança(s) maiores de 12 anos para terem ingresso na Cancha de Bocha deverá(ão) estar acompanhada(s) de seus pais ou responsável legal.

13º.) A utilização da Cancha de Bocha se destina exclusivamente, para a prática de modalidades relativas ao fim a que se destina, sendo vedada a prática de outras atividades diversas.

DAS REGRAS PARA O JOGO

14º.) O jogo de bochas poderá ser praticado em três modalidades, a saber:

a) Individual (ou simples): mediante uso de quatro bolas por atleta e disputa de doze pontos por partida;
b) Duplas: mediante uso de duas bolas por cada atleta e disputa em doze pontos por partida;
c) Trios: mediante uso de duas bolas por cada atleta e disputa de quinze pontos por partida.

15º) As regras gerais para a prática do jogo competitivo aplicáveis para o Jogo de Bocha são as constantes do regulamento da modalidade praticado pela Confederação Brasileira de Bocha e Bolão, cujo exemplar integra o presente regulamento como Anexo;
Aos associados que praticarem o jogo apenas com fim de recreação e não competitivo, fica assegurado a prática do esporte em seu período de uso da Canha sem a rigorosa observância do regramento oficial normatizado pela Confederação; no entanto obrigam-se a praticarem o esporte com toda a segurança própria e dos equipamentos e da Cancha, sem causar desgaste anormal ou danos aos mesmos.

DO USO DA CHURRASQUEIRA ANEXA

16.º) A churrasqueira que se encontra instalada no mesmo ambiente, somente poderá ser utilizada pelo associado que especificamente reservar em complemento ao ato da reserva da Cancha de Bocha, não isoladamente, com o suprimento do custo correspondente a limpeza da mesma adiante fixada e no período de reserva da Cancha.
O valor correspondente à limpeza obrigatória da Churrasqueira equivalerá a uma taxa de 6% do Salário Mínimo para o uso. O pagamento do valor correspondente será acrescido na mensalidade da associação e debitado em folha de débito do associado que reservou o horário.
DISPOSIÇÕES FINAIS

17º) A Canchas de Bocha e suas instalações anexas poderão ser interditadas para manutenção em qualquer dia ou horário ou ainda reservadas para uso a critério do Departamento de Esportes.

18.º) A Assutef-CT não se responsabiliza pela guarda de objetos, valores ou equipamentos deixados na quadra, sendo de restrita obrigação dos usuários a sua vigilância e uso adequado.

19.º) É obrigatório o uso pelos jogadores de calçados ou sapatilhas tipo tênis, sem salto e com sola lisa.

20.º) O presente Regulamento tem o objetivo de propiciar aos associados a utilização da melhor forma os equipamentos para a prática do Jogo de Bocha e possibilitar mantê-los em um bom estado de conservação para o uso de todos, sempre preservando o interesse do maior número de usuários e mais ampla utilização.
Aos casos omissos, deverá ser consultado primeiramente o Regulamento para ocupação do Patrimônio da Associação e em mantidas as dúvidas, serão solucionados diretamente pela Diretoria Executiva da ASSUTEF-CT.

21.º) Este Regulamento foi aprovado na reunião de 14/05/2015 do Conselho Fiscal, Diretoria de Esportes, Diretoria de Patrimônio e Diretoria Executiva da Assutef-CT, entrando em vigor na data de sua divulgação, que ocorre concomitantemente a sua edição.

 

Curitiba, 30 de Maio de 2015.

VANESSA CONSTANCE AMBROSIO
PRESIDENTE DA ASSUTEF-CT